Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Área 7

Sinopse:
Shane Schofield, um oficial durão, dono de inteligência fora do comum e dotado de uma visão sobre-humana, cortesia de um acidente que lhe valeu estranhos implantes oculares e o apelido de Espantalho, está de volta nesta eletrizante aventura. Dessa vez, enfrentará a pior provação de sua vida, na companhia do presidente dos Estados Unidos, numa Instalação da Força Aérea norte-americana, escondida em meio ao deserto de Utah, onde cientistas tentam aperfeiçoar uma nova vacina que pode proteger os americanos de um vírus mortal desenvolvido pelos chineses e que pode matar toda a população do planeta, com exceção deles mesmos – trata-se de uma arma biológica para exterminar grupos étnicos.
A mais secreta base militar da América, conhecida apenas como Área 7, recebe o presidente dos Estados Unidos, que chega ao local com a tarefa de inspecioná-lo e se atualizar sobre as experiências que ali estão sendo desenvolvidas. Porém, o general da Força Aérea, César, tem seus próprios planos e planeja, durante a visita, tomar a Área 7, matar o presidente e usar o vírus para outros fins.
Mas ele não conta com o inesperado. Entre os integrantes do staff do presidente está um jovem fuzileiro. Quieto e enigmático, esconde seus olhos atrás de um par de óculos de sol prateados. Seu nome é Schofield, mais conhecido como Espantalho. Rumores dizem que ele é um bom homem para se ter em meio a tempestades. E é numa delas que o presidente acaba de entrar.
Aliando sua engenhosidade aos seus instintos, Schofield está pronto para impedir César e sua equipe de mercenários. Não importa o preço a pagar.

Resenha:
Este livro é para aquele leitor exigente, que imagina já ter lido todo o tipo de literatura em termos de ação. Por dias fiquei mergulhado nesta fascinante história. É claro que muitas cenas são forçadas, mas não é comum isso acontecer em histórias do gênero?
Área 7 não fica devendo nada, absolutamente nada, ao público mais exigente. Temperado com explosões, metralhadoras, granadas e as infindáveis perseguições dos homes da Força Aérea a Schofield e seus agentes, a história cumpre o seu grande papel: impedir que o leitor a deixe de lado antes de chegar à última página.
O enredo é inteligente, rico em conteúdo e com uma linguagem acessível, de maneira a demonstrar a didática do autor. Verdadeira obra-prima do universo literário, este livro fisgará o leitor mais crítico, fazendo-o derramar-se em elogios diante de tal escrita.
Este é o primeiro livro que leio de Mathew Reilly e, certamente, não será o último. Com sacadas inteligentes e incrivelmente elaboradas, o autor cria uma história com personagens fascinantes, entre eles o agente Schofield, em torno do qual gira a história.
Shane M. Schofield, codinome Espantalho, é um soldado conhecido por toda a nação. Isso porque foi o único sobrevivente de um massacre, tornando-se, assim, um herói. Assediado pela mídia, a saída mais engenhosa do governo foi colocá-lo bem defronte aos holofotes, na companhia do presidente dos Estados Unidos.
Charles Samsom Russel, codinome César, é um ex-militar condenado à morte por alta traição. Estrategista brilhante, utilizará sua experiência e seu QI de 180 para realizar uma “Operação de Limpeza”, posicionando diversas bombas na região norte do país.
O presidente, na companhia de agentes do Serviço Secreto e de seu fiel guarda-costas Schofield, faz uma visita a uma organização secreta conhecida como Área 7. Chegando lá, é recebido pelos homens da Força Aérea, responsáveis pela segurança do local.
No interior da enorme instalação, Schofield estranha o posicionamento de diversos grupos de soldados na base. Preocupado, tenta avisar seu superior de que o presidente e todos os que o acompanham podem estar em perigo, mas suas afirmações são entendidas como alegações absurdas, indignas de crédito. Porém, o agente continua insistindo na idéia de conspiração, o que irrita tanto seu superior que lhe promete uma corte marcial.
O presidente, na companhia do coronel Harper, percorre o interior da base visitando salas e se atualizando sobre os projetos que ali são desenvolvidos. Todavia, ao olhar para uma sala, assim que sua porta é aberta, o presidente vê um enorme cubo de vidro. Mas não é o cubo em si que o deixa espantado, mas o que havia dentro dele...
De repente, um som ensurdecedor derruba uma enorme porta de titânio, e Schofield percebe que seus instintos estavam corretos. Reúne as pessoas de sua equipe e tenta encontrar o presidente no interior do enorme complexo, com o objetivo de retirá-lo dali o mais rápido possível. Mas isso não será nem um pouco fácil, considerando que o grupo de homens da Força Aérea supera em muito, tanto em quantidade de pessoas como em termos de armamento, o pessoal de Schofield e os agentes do Serviço Secreto.
Numa luta desesperada para garantir a sua sobrevivência, assim como a do presidente e também de seus homens, Schofield lançará mão de todas as suas habilidades, naquele que se tornará o maior confronto de sua vida.
Área 7 é uma verdadeira relíquia literária. A obra impressiona por vários motivos: escrita fluente e inteligente, rica em conteúdo, recheada de detalhes técnicos e científicos...
Suspense cheio de ação, Área 7 é o tipo de livro que não dá para largar enquanto não se chega à última página. Porém, quando o leitor lá se encontra, não queria que a história já tivesse terminado. É aquele tipo de livro que tem aquele gostinho de quero mais...
Altamente recomendado para o leitor que gosta de histórias de terrorismo bem planejado, essa ficção norte-americana irá marcá-lo profundamente. Mesmo com o passar do tempo, a história continuará a “martelar” sua mente.
Além de Área 7, Reilly escreveu vários outros livros: Corridas do Futuro (volumes 1, 2, 3 e 4), Templo, Estação Polar, entre outros. Seu primeiro livro, Concurso, escrito com a idade de 19 anos, foi rejeitado por todas as grandes editoras da Austrália, o que levou o autor a uma auto-publicação. Descoberto por um editor que encontrou sua obra em uma livraria, Reilly fechou contrato para a publicação de dois livros. A segunda obra escrita por Reilly foi Estação de Gelo, produzida enquanto cursava a universidade.
Fanático por filmes de ação, Mathew Reilly cria enredos de cenas intensas, no melhor estilo Dan Brown. As cenas de ação em seus livros parecem não terminar nunca, o que, na minha modesta opinião, torna a obra incrivelmente atraente. É claro que nem todos os leitores curtem esse tipo de gênero literário. Porém, vale lembrar que a trama é muito bem construída. Se, por um lado, as cenas de ação parecem longas demais, por outro lado devemos levar em consideração o fato de que a história é rica em conteúdo, abordando questões técnicas e científicas através de uma linguagem didática.
Há uma história muito bem apresentada pelo autor; uma conspiração incrivelmente bem elaborada, que surpreende o leitor pela forma como se desenvolve.
Enfim, para aqueles que curtem um suspense de tirar o fôlego – o que é o meu caso – esta obra é altamente recomendável. Gostei demais do livro, considero uma das melhores obras de ação que já li na minha vida.

Dados do livro:               
Título: Área 7
Autor: Matthew Reilly
Páginas: 504
Literatura australiana
Ano: 2001
Gênero: Ação, Suspense

Nenhum comentário:

Postar um comentário