Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Depois da Terra

Sinopse:
.........Cypher Raige, o líder supremo do Corpo de Guardiões, é o mais novo herói de uma longa tradição familiar. Por mil anos, desde que o apocalipse ambiental forçou o êxodo da humanidade do planeta Terra, os membros da família Raige foram essenciais para a salvação da nossa espécie. Os Raige lideraram os sobreviventes não apenas durante a fuga da Terra, mas na colonização do inóspito mundo de Nova Prime e na defesa contra os ataques de uma misteriosa força alienígena, criando assim um novo lar nos confins da galáxia.
.........Kitai Raige, seu filho, sempre quis provar que está à altura do sobrenome ilustre. Agora, sem estar totalmente preparado, ele tem a chance de fazê-lo. Com a vida do pai em risco, Kitai é obrigado a se aventurar pelo terreno estranho e hostil de um novo mundo que parece estranhamente familiar: a Terra.
.........Aventure-se pelo vasto universo de Depois da Terra: uma saga de mil anos apresentando conteúdo original desenvolvido por Peter David, o mestre da ficção científica.
.........Descubra a história inédita de uma família que explorou a galáxia de ponta a ponta – desde os últimos dias da raça humana na Terra até os eventos do filme.

Resenha:
.........Chegou um momento em que o planeta não aguentou mais a agressão proporcionada pela humanidade que, em sua loucura desenfreada por lucros, desmatou, poluiu, destruiu tudo o que podia... A ganância falou mais alto do que a consciência ecológica. Como resultado, o ser humano destruiu seu habitat.
.........Havia apenas uma única coisa a ser feita: migrar para outro mundo. O problema era que, numa população de 12 bilhões de seres humanos, pouco mais de 1 milhão teria a oportunidade para ingressar numa das naves que conduziria os remanescentes da humanidade, como forma de preservar nossa espécie. E esse número, ridiculamente pequeno, se comparado com a população mundial, referia-se à quantidade máxima de vidas que poderiam ser salvas.
.........Por volta de 2060, naves tripuladas, munidas de suprimentos, lançaram-se ao espaço em direção a um planeta conhecido como Nova Prime, o novo lar da humanidade. Os Raige, encarregados da segurança, tiveram um papel fundamental neste processo. Nas centenas de anos que se seguiram, a família Raige continuou desempenhando com eficiência a tarefa para a qual foi designada.
.........Mil anos se passaram. Kitai Raige é um jovem de 13 anos tentando provar que está à altura do pai, Chyper Raige, um herói de proporções míticas. Para Kitai, não basta entrar para a elite do Corpo de Guardiões; ele precisa ser melhor que os melhores.
.........O rapaz, antes pacífico e sonhador, decidiu tornar-se uma lenda após a morte da irmã mais velha, devorada por um dos monstruosos Ursas enquanto tentava proteger Kitai. Porém, sua dedicação e determinação acabam deixando-o agressivo e instável, e o cadete é reprovado no exame de seleção do Corpo.
.........Cypher volta para casa após uma longa ausência em serviço. Para Kitai, viajar com o pai é a maior aventura de sua vida, e uma chance de reatar os laços familiares. Porém, um asteróide atinge a nave que os transporta provocando uma aterrissagem forçada na Terra que deixa Cypher com ferimentos graves – talvez até mortais.
.........O relacionamento entre os dois e as habilidades de Kitai como guardião serão postos à prova nesse ambiente novo e brutal, e o garoto terá de provar que é um Raige de verdade – ou morrer tentando.
.........Depois da Terra, maravilhosamente bem escrito, chama a atenção por sua poderosa mensagem ecológica. É terrível, mas a triste verdade é que, se a humanidade prosseguir neste caminho de depredação e poluição, será apenas uma questão de tempo – e não muito tempo – para que a vida se torne insustentável em nosso planeta.
.........Na página 110, Cypher fez uma advertência a Kitai que me chamou a atenção:
               
.........“- Isso não é um treinamento – explicou. – As ameaças que você vai encarar são reais. Cada decisão que você tomar vai significar vida ou morte. Este é um planeta de classe 1 em quarentena. Tudo o que existe neste planeta evoluiu para matar humanos. – Uma breve pausa. – Você sabe onde nós estamos?”

.........Tudo o que existe neste planeta evoluiu para matar humanos. Esta foi a fala que mexeu comigo. Cypher deixa claro que a Terra sofreu tanto nas mãos da humanidade, que agora não quer mais ser habitada por seres humanos. E pensar que a humanidade ainda caminha nesse sentido, mesmo na era da informação...
.........Não tem como não gostar deste livro. Além de sua escrita ágil – inteligente, envolvente e criativa -, também traz um alerta à humanidade, mostrando a ela onde irá chegar se prosseguir nesta caminhada de destruição. Nota 10 para o autor.
.........Peter David é escritor e roteirista. Nascido em setembro de 1956, ao longo da carreira escreveu adaptações de algumas das histórias em quadrinhos mais conhecidas da Marvel e da DC Comics, como os X-Men, O Incrível Hulk, Homem-Aranha e Aquaman, além de novelizar outros projetos de ficção como Jornada nas Estrelas e Babylon 5. Multipremiado e também roteirista de filmes, séries de televisão e videogames, adaptou os livros de A Torre Negra, de Stephen King, para os quadrinhos. Tanto os romances quanto as HQs são publicadas no Brasil pela Suma de Letras.

Dados do livro:
Título: Depois da Terra
Autor: Peter David
Páginas: 217
Literatura norte-americana
Ano: 2013
Gênero: Ficção Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário