Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2016

Natal Negro

Sinopse:
..........O pequeno município de Murdock, em Nova York, é uma cidade tranquila. As crianças anunciam a chegada do Natal, entoando cânticos pelas ruas estreitas, em meio às casas emolduradas pela neve.
..........Mas acontecimentos terríveis transformam aquele ambiente pacato num verdadeiro inferno para o xerife Bud Dansmore: no intervalo de algumas horas, duas jovens são assassinadas, ambas mortas por treze golpes certeiros... Qual seria o sentido de tais crimes?

Resenha:
..........É primeiro livro que leio de Thomas Altman. Gosto muito da coleção Mestres do Horror e da Fantasia, geralmente apresenta histórias muito boas, independente do autor. Mas, por causa de coisas inexplicáveis na vida de um leitor, na minha primeira tentativa de ler este livro, cheguei à pagina 30 e desisti. Vários meses depois, vi-me diante deste livro mais uma vez e decidi tentar a leitura novamente. Estava com a meta de ir até o fim, mesmo que não gostasse da obra. Ao chegar à trigésima página, fiquei me perguntando o porquê de ter desistido da leitura na primeira vez – a história era ótima.
..........A partir daí, não quis mais deixar o livro de lado, estava preso à história. Uma pena que o livro era pequeno – pouco mais de duzentas e cinquenta páginas. Curti muito a leuitura deste livro, um romance policial bem escrito, cheio de surpresas – o autor conduz a história por uma direção, apenas para demonstrar ao leitor que nada é que parece.
..........No pequeno município de Murdock, Nova York, crianças anunciam a chegada do Natal entoando cânticos pelas ruas estreitas, em meio às casas emolduradas por neve. Mas acontecimentos terríveis transformam aquele momento mágico num verdadeiro espetáculo de terror: no intervalo de algumas horas duas jovens são assassinadas, deixando confuso o xerife Bud Dansmore. Ambas mortas por treze golpes certeiros... que macabro recado estaria dando o assassino?
..........À medida que progridem as investigações, Dunsmore percebe ser ele o alvo daquele jogo fatal. Como uma sombra, o assassino se move livremente pelos corredores da delegacia, deixando mensagens truncadas em sua mesa e penetrando em sua própria casa, violando seu refúgio secreto, matando seus peixes... quem poderia odiá-lo a tal ponto?
..........Casado há mais de vinte anos com Eleanor, com quem vive uma relação distante, o xerife divide seu afeto entre a amante Alice e a filha Nancy, amiga íntima das jovens assassinadas. Sua posição como chefe de polícia não impede a convivência amigável com os habitantes daquele pacífico local, cujo único registro de crime, cometido por um estrangeiro, aconteceu há 25 anos. Mas agora, na véspera de Natal, ele se vê às voltas com um quebra-cabeça bizarro e mortal, em que o tempo pode ser um inimigo poderoso. Enquanto a cidade assustada caminha para o pânico, Dunsmore está prestes a receber um presente aterrorizante...
..........A magistral habilidade de Thomas Altman em desvendar os mecanismos da mente humana está presente em Natal Negro, um romance denso, cujo ritmo mescla perseguição e terror com suspense e expectativa, arrepiando o leitor por sua assustadora plausibilidade.
..........Um dos temas preferidos do autor de A Noiva da Maldição é a loucura, a transgressão de todos os limites socialmente impostos. Este tema é retomado por Altman através de um recurso narrativo habilmente manipulado. Ao intercalar trechos na primeira pessoa, ele confere à trama maior densidade psicológica e mantém o fio condutor do suspense.
..........Com um estilo comparável a um dos grandes mestres do gênero, como Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e o contemporâneo Stephen King, Thomas Altman, um observador implacável do comportamento humano, percorre as obscuras fendas do cotidiano, onde o homem deposita sua loucura e vulnerabilidade, para compor uma narrativa tensa e assustadora.

Dados do livro:               
Título: Natal Negro
Autor: Thomas Altman
Páginas: 255
Literatura britânica
Ano: 1983
Gênero: Policial, Suspense

Nenhum comentário:

Postar um comentário