Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2016

Noite de Tempestade

Sinopse:
..........Numa noite quente em Minnesota, o investigador VirgilFlowers está na cama com uma de suas ex-mulheres quando recebe uma ligação do chefe.
..........Um corpo foi encontrado em Stillwater e tudo leva a crer que se trata de mais uma vítima de uma série de assassinatos. Para evitar que o número de mortos aumente, Virgil precisa agir o quanto antes.
..........Ao chegar à cena do crime, ele fica intrigado: o assassino se dera o trabalho de enfiar um limão na boca do morto. Logo o investigador descobre que pelotões vietnamitas faziam isso com seus prisioneiros para que eles não falassem durante a execução.
..........Seguindo essa pista, Virgil vai atrás da solução para esse mistério. Quanto mais é pressionado, mais se envolve na investigação e precisa expandir sua rede de contatos. Ele vai contar com a ajuda de Mead Sinclair, um radical professor pró-Vietnã, e de Mai, sua atraente filha, mais interessada no detetive do que no caso.

Resenha:
..........Embora a capa seja bem planejada, e o título capaz de chamar a atenção, a história não me atraiu. Gosto de romances policiais, já li vários livros de Sidney Sheldon, dois livros do J. B. Livingstone, o livro Cabeça a Prêmio, de Marçal Aquino, Natal Negro, de Thomas Altman, Prazer de Matar, de Julie Garwood, entre outros. Noite de Tempestade, porém, não conseguiu me chamar a atenção. Talvez tenha sido o estilo de escrita do autor – achei um pouco maçante -, mas talvez o problema seja a história que não me agradou...
..........Noite de Tempestade conta a história de Virgil Flowers, investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota, designado para o caso de assassinato de Bobby Sanderson, inpetor de construção da prefeitura, executado à meia-noite, com dois tiros à queima-roupa na cabeça, enquanto passeava com seu cachorro pelas ruas de Stillwater. Ao chegar ao local do crime, Virgil se depara com uma estranha composição: o corpo foi colocado sobre o memorial dos veteranos de guerra, com um limão na boca. Para piorar, a perícia confirma que nenhum morador das redondezas ouviu a execução e Virgil descobre que o inspetor não foi a primeira vítima.
..........Seria aquilo obra de um serial killer ou de um matador de aluguel? E qual o significado da disposição dos elementos encontrados no local? Aos poucos, Virgil percebe que está metido numa trama internacional e que, para sobreviver, terá que jogar de acordo com novas regras. Ou com regra nenhuma.
..........Ele logo descobre que certas histórias têm raízes mais profundas do que se pode imaginar e carregam segredos silenciados por décadas. Até agora.
..........John Sandford, autor de Noite de Tempestade, é o pseudônimo do jornalista John Camp, nascido em Iowa em 1944 e ganhador do conceituado prêmio Pulitzer. Com 30 milhões de exemplares vendidos no mundo, emplacou seus 31 títulos de ficção na lista dos mais vendidos do The New York Times.
..........Este é o primeiro livro que leio deste autor. Embora não tenha gostado do livro, não significa que evitarei suas outras obras – uma pessoa que produz mais de 30 livros, certamente vai escrever alguns que agradarão e outros que não conseguirão ter esse mesmo resultado.
..........Fã de romances de terror como sou, demorei muito, por exemplo, a gostar da literatura de Stephen King, o mestre do terror norte-americano. E por quê? Bem, pelo simples fato de que os primeiros livros que li não me chamavam a atenção – sempre achava algo nas obras que me desagradava, a ponto de não querer ler o livro até o final, ou ler até o fim, mas me arrastando neste processo.
..........Mas um dia, li um livro muito bom do King; um livro que me marcou profundamente. Nesse dia, percebi que King era mesmo um grande autor. Porém, com dúzias de obras produzidas, era evidente que nem todas me agradariam...
..........A partir daquele dia, virei fã do King. Comecei a ler seus livros e li todos aqueles cuja história me chamava a atenção, quando na leitura da sinopse ou da resenha. A obra do King que mexeu comigo foi Desespero. Durante dias, viajei pelas páginas que mudaram a minha visão do mestre do terror estadunidense.
..........Imagino que a mesma coisa possa acontecer com as obras de John Sandford. Noite de Tempestade foi o único livro escrito por ele que comprei, mas, quando me deparar com outras obras suas, não terei receio em adquiri-las.
..........Penso, porém, que este livro, com sua bela capa e título chamativo, fica bem em uma estante. Mas não serve como livro de cabeceira. É claro que não desejo desprezar o autor, uma vez que tem uma boa desenvoltura na sua produção textual, embora tenha achado o texto um pouco maçante; também é detalhista e sabe costurar bem o enredo, não deixando pontas soltas. Mesmo assim, não consegui gostar da história. Quem sabe na próxima vez...

Dados do livro:               
Título: Noite de Tempestade
Autor: John Sandford
Páginas: 272
Literatura norte-americana
Ano: 2008
Gênero: Policial, Suspense

Nenhum comentário:

Postar um comentário