Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2016

O Pacto Cassandra

Sinopse:
..........Jon Smith é um agente da ultra-secreta agência Covert-One, cujos membros se reportam exclusivamente ao presidente dos Estados Unidos. Smith é enviado a Veneza para escoltar Yuri Danko, um importante contato russo.
..........Ao se encontrar com o homem em um café da Praça de São Marcos, vê Danko ser metralhado e, durante sua perseguição aos assassinos, tem apenas o tempo de ver o barco no qual fugiam explodir.
..........Um de seus colaboradores, porém, consegue aproximar-se do morto e obter, de anotações feitas num pedaço de papel, a palavra Bioaparat. Assim começa a missão deste médico e ex-oficial do Exército americano que, em pouco tempo, descobre que um grupo está tentando roubar do Bioaparat — centro de pesquisas e de fabricação de armas de guerra biológica da Rússia — uma amostra do vírus da varíola, um dos mais letais do mundo, com o objetivo de modificá-la e promover milhões de mortes nos Estados Unidos.

Resenha:
..........Alguns livros foram escritor com o objetivo de informar; outros, porém, com o propósito de entreter. Mas há um terceiro tipo de livro, capaz de reunir as duas situações – trata-se de uma diversão que informa.
..........É simplesmente impressionante a quantidade de conhecimento que os livros de Robert Ludlum transmitem ao leitor. As obras de Ludlum, temperadas com ação, drama e suspense, somadas às informações técnicas e científicas, tornam-se verdadeiras jóias da literatura.
..........Os personagens dos livros de Ludlum são inteligentes, engenhosos, ocupam cargos elevados, seja no setor público ou privado, são expert em matéria de espionagem...
..........Em O Pacto Cassandra, conhecemos John Smith, em torno do qual gira a história. Smith, médico familiarizado com táticas militares, especialista em controle biológico e agente de uma organização secreta, conhecida como Covert-One, que opera de forma independente e responde diretamente ao presidente dos Estados Unidos, é enviado à Itália, com o objetivo de oferecer abrigo a um agente russo. Ao encontrá-lo em um restaurante em Veneza, Smith tenta descobrir o motivo da fuga do agente, mas, antes que o homem consiga falar qualquer coisa, é fuzilado por assassinos disfarçados de policiais.
..........Com a ajuda de uma amigo, Smith descobre o bilhete que o agente russo carregava num dos bolsos de seu casaco. Embora a mensagem seja estranha, uma palavra Smith entende: Bioparat. Trata-se de uma instalação russa de controle de armas biológicas. Mas o que o agente russo, que trabalhava como cientista no Bioparat, teria descoberto para que traísse o seu país? Por que motivo encontrou o americano na Itália, com o objetivo de ser levado em segurança para os EUA? O que poderia estar aterrorizando tanto aquele homem? E, talvez o mais importante, por que fora assassinado?
..........Ao comunicar ao seu superior o ocorrido, Smith é enviado à Rússia para convencer o General Kirov a colocar o Bioparat em quarentena, sob o pretexto de que uma trama muito bem articulada está em andamento naquele lugar, com o propósito de roubar amostras de algum tipo de vírus para criar uma arma biológica. Embora cético quanto ao fato apresentado pelo Dr. Smith, o General Kirov decide seguir suas recomendações porque tem certeza de que homens como aquele não são dados a visitas com o objetivo de jogar conversa fora.
..........Uma vez autorizado pelo presidente Potrenko, Kirov dá início ao cerco. Porém, ao chegar à instalação com todos os homens e o aparato suficiente para isolar o local, Kirov, na companhia de Smith, descobre que dois seguranças do Bioparat estão mortos e um terceiro está desaparecido. Checando a instalação, dão-se conta de que uma amostra do vírus varíola sumiu...
..........Inicia-se a perseguição ao segurança fugitivo, que está em posse do material necessário à produção de uma terrível arma biológica. Kirov e Smith agora têm a difícil tarefa de localizar o fugitivo a tempo, antes que consiga sair da Rússia. Se a amostra conseguir deixar o país, não haverá nada capaz de deter a criação da mais horrível arma biológica já desenvolvida.
..........O Pacto Cassandra é o tipo de livro que surpreende do início ao fim. Dramático, inteligente e com uma história muito bem contada, o livro não se permitirá ser deixado de lado, até que o leitor chegue à última página.
..........A conspiração que se desenrola nestas páginas é terrível e impiedosa – amigos e amantes não serão poupados por aqueles que dela fazem parte. Pessoas do alto escalão do governo e das Forças Armadas estão envolvidas nesta trama diabólica, cada qual por seus motivos. No caso de alguns, o que fala alto é a ganância; em alguns casos, o patriotismo; mas a triste verdade é que tudo se resume em loucura...
..........Dramático, surpreendente e chocante, esta obra emocionará o leitor mais exigente. Ludlum pertence àquele seleto grupo de escritores que conseguem combinar ciência e ficção de uma forma que mais ninguém é capaz. Rico em conteúdo, traz informações incríveis sobre o lançamento de um ônibus espacial, assim como as experiências que são conduzidas em seu laboratório, na órbita terrestre. O leitor sente-se viajando no ônibus, na companhia daqueles cientistas.
..........Embora a história seja recheada de ação, suspense, drama e informações técnicas e científicas, que a tornam um tanto tensa, o livro agrada por seu estilo de escrita fluente e didático – típico de Ludlum.
..........Robert Ludlum é um verdadeiro Mago das Letras. Seus livros são fantásticos. Em O Pacto Cassandra, o autor repete a façanha de O Círculo Matarese, obra que surpreende o leitor do início ao fim. O Arquivo de Chancellor, outra produção genial, só poderia mesmo ser concebida pelas mãos do mesmo mestre.
..........A história de Bourne, produzida por Ludlum em três volumes, chama a atenção pelo fato de ter sido levada para o cinema. 

Dados do livro:               
Título: O Pacto Cassandra
Autor: Robert Ludlum
Páginas: 352
Literatura norte-americana
Ano: 2002
Gênero: Ação, Aventura, Suspense

Nenhum comentário:

Postar um comentário