Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Totem

Sinopse:
..........Eles atacam na calada da noite, mutilam e matam com requintada crueldade. Suas vítimas, acometidas por um vírus desconhecido, sofrem monstruosa mutação.
..........Que tipo de animal seria aquele, capaz de tanta bestialidade? Haveria um lobisomen na região? Seria um culto de morte praticado por antigos habitantes do lugar?
..........Ninguém sabe o que fazer e qual a razão de tudo aquilo. A cidade, em pânico, vive sua noite de grande terror.

Resenha:
..........Suspense, mistério e horror são constantes neste novo livro de David Morrel, um mestre em narrar temas fortes e insólitos. Numa cidadezinha americana, o xerife descobre o corpo de um jovem caronista, aparentemente vítima de atropelamento. Horas depois, o médico-legista encarregado da autópsia morre fulminado por um ataque cardíaco e o corpo do caronista desaparece sem deixar vestígios.
..........Sucedem-se estranhos acontecimentos: um menino é mordido por um animal desconhecido e sofre inexplicável transformação; nas fazendas, o gado é sacrificado com requintes de crueldade; as vítimas morrem mas renascem como mutantes. Que animal é aquele, transmissor de um vírus desconhecido, semelhante ao da raiva, e capaz de tanta bestialidade?
..........Haveria um lobisomen na região? Seria um culto de morte engendrado por antigos habitantes do lugar? Médicos, policiais e o próprio prefeito não conseguem se entender. Ninguém sabe a razão de tudo aquilo. O pânico se instala e a solução só surge nas últimas páginas. Suspense do começo ao fim, Totem mescla terror e mistério com extraordinária habilidade, afirmando-se desde já como um clássico no gênero.
..........David Morrel nasceu no Canadá. Professor de literatura na Universidade de Iowa, Estados Unidos, dedica-se a escrever romances de suspense e violência. Rambo, um de seus livros mais famosos, alcançou grande sucesso no cinema ao ser interpretado por Sylvester Stallone. Totem é uma de suas mais bem-sucedidas experiências no gênero terror.
..........Este é o segundo livro que leio de David Morrel. Na verdade, desisti da leitura, não consegui gostar da história. Adquiri a obra mais pela capa e pelo título, mas ao ler várias páginas, percebi que não estava gostando da obra, embora tivesse lido um livro deste mesmo autor que achei o máximo. Mas Totem não me chamou a atenção. David Morrel tem um potencial extraordinário, é o que posso dizer em defesa do autor. Seu livro O Testamento do Terror, marcou-me. Desde as primeiras páginas gostei daquela obra, que apresentava bem o tipo de história que gosto.
..........Por dias fiquei mergulhado nas fascinantes páginas de O Testamento do Terror, livro dramático, cheio de ação e com um enredo maravilhoso. Ao ver Totem na estante, comprei-o na hora. Porém, mesmo que um autor seja capaz de nos surpreender com um livro, não significa que será capaz de fazê-lo sempre.
..........Totem, na minha modesta opinião, deixou a desejar. Achei a história muito parada, sem sal. Prefiro livros com mais ação. Claro, talvez lá pelo meio do livro a história talvez comece a ficar boa, mas não tenho paciência para esperar tanto. A obra deve me conquistar já nas primeiras páginas.

Dados da obra:
Título: Totem
Autor: David Morrel
Páginas: 213
Literatura norte-americana
Ano: 1979
Gênero: Suspense, Terror

Nenhum comentário:

Postar um comentário